Como escolher a mesa de jantar

Quando tocamos no assunto de escolher a mesa de jantar ideal, muitas dúvidas começam a surgir, como qual tamanho escolher, por qual material optar, e o design que melhor combina com seu estilo, e para facilitar a sua busca.

Separamos aqui algumas dicas de como escolher uma mesa de jantar que melhor se adeque ao seu perfil.

Antes de escolher a sua mesa de jantar, você precisa avaliar a suas necessidades bem como o seu espaço disponível, e aí sim, optar por uma peça que consiga incorporar as duas finalidades.

Ou seja, se você gosta de receber amigos e familiares para jantares frequentes, porém possui pouco espaço em sua residência, a melhor opção pode ser uma mesa com formato redondo, pois esta aproxima as pessoas e se encaixa muito bem em uma metragem menor.

Agora se a sua ideia for montar um ambiente mais contemporâneo, a mesa com formato oval traz isto intrincado em seu design moderno.

Já para aqueles que possuem uma grande área para recepções, podem optar pelas queridinhas do momento, as mesas quadradas, as quais comportam até 8 lugares.

Não podemos esquecer-nos das tradicionais mesas retangulares, aquelas que sempre encontramos cheias nos almoços na casa dos avós, esta opção é ótima para espaços mais estreitos ou ambientes amplos, e são as preferidas para grandes encontros familiares.

Tendo o formato definido, você deve fazer a escolha da quantidade de lugares, a qual pode ser feita baseada em uma regra simples:

– Casa com dois moradores deve ter no mínimo uma mesa de jantar 4 lugares

quatro lugares

– Casa com quatro moradores deve ter no mínimo uma mesa de jantar 6 lugares

Mas é claro, que se você tem espaço disponível e faz grandes jantares, pode optar por uma mesa maior, relembrando, a escolha da sua mesa deve ser feita de acordo com o seu estilo de vida.

Qual material eu escolho?

As mesas de jantar são fabricadas em diferentes materiais, vidro, madeira, pedra, metal, entre outros, e na hora de fazer a sua escolha, você deve levar em conta novamente a sua necessidade.

Mesa de jantar de Vidro

Este material é muito versátil, pode ser incorporado tanto em um ambiente clássico quanto moderno, e pode ser harmonizado com diferentes bases, como de madeira ou até mesmo metálica.

Além disto, a neutralidade do vidro traz uma sensação de amplitude, o que a torna uma ótima opção para ambientes pequenos.

Apesar de ser um material de fácil limpeza, o vidro é sensível a altas temperaturas e suscetível a riscos.

Mesa de jantar de Pedra

As mesas de jantar feitas em pedras trazem requinte ao ambiente, elas são peças únicas, afinal, por ser um material natural nenhuma pedra tem o mesmo desenho.

Você pode escolher entre granito e mármore, que são as pedras mais comuns para a fabricação desta peça.

Apesar de a higienização ser fácil, o seu peso é um grande ponto negativo de uma peça deste material.

Mesa de jantar de Madeira

A madeira é o material mais utilizado para a confecção de mesas de jantar, a sua infinidade de cores e acabamentos proporciona uma variada quantidade de modelos.

Você poderá encontrar peças feitas em madeira maciça, MDF, MDP, laminadas, com acabamento em laca, com detalhes de azulejos, coloridas, natural e por aí vai.

 

A mesa de jantar é a grande atração durante as recepções, então siga as nossas dicas e faça a sua escolha baseada nas suas necessidades, assim não tem como errar!

Envie uma mensagem
close slider