Como criar ambientes com personalidade

A arquitetura deveria ter sempre como foco principal o bem estar, usando a estética apenas como uma das várias ferramentas necessárias para atingir esse objetivo. Ambientes com personalidade dizem muito sobre você. Confira algumas dicas

O bem estar dentro dos ambientes é basicamente uma sensação agradável, é se sentir bem em um espaço, muitas vezes sem nem saber o motivo.

ambiente claro

Existem alguns fatores primordiais a serem analisados para criar essa sensação de bem estar nas construções e nos ambientes, além de personalizar a decoração com as características e gostos de cada um:

O bem estar do ambiente gerado pela estética

É interessante que a aparência das construções e dos ambientes tenha uma boa dosagem e combinação de formas e cores, pois isso gera um sentimento agradável de harmonia e equilíbrio. Esse apenas não pode ser o único foco dos projetos de arquitetura.

ambiente estetica

O bem estar gerado pela iluminação

A iluminação que gera bem estar é a iluminação adequada, tanto natural quanto artificial. Ou seja, não adianta ter luz natural demais dentro de casa, como luz direto na tela da TV ou excesso de luz solar em ambientes com pouca ventilação. É legal criar aberturas grandes, para privilegiar a iluminação natural e também criar sensação de espaço, mas isso precisa ser feito com critério, usando as posições e proteções adequadas, de acordo com cada situação. E a iluminação artificial, que é necessária à noite e é feita através de lâmpadas e luminárias, não precisa ser excessiva, ofuscando a vista, e sim garantir sensação confortável e acolhedora, normalmente através da iluminação reforçada em locais de trabalho e suave em locais de descanso, com o tipo e cor de luz e de luminária adequado para cada espaço e para cada função. 

O ambiente criado pela funcionalidade dos espaços

Para que um ambiente seja realmente confortável, a circulação e o uso têm que ser eficientes, e os móveis têm que estar de acordo com as necessidades específicas do local, pois ninguém gosta de ficar apertado, de bater a perna ou cabeça nas quinas de móveis ou de não conseguir alcançar o que precisa com facilidade. A fluidez na utilização dos espaços está diretamente ligada à sensação de bem estar.

ambiente com funcionalidade

Na Ábeto você encontra profissionais qualificados que podem executar projetos de ambientes de acordo com sua personalidade.

Fonte:dicasdearquitetura.com.br

Envie uma mensagem
close slider