A mágica dos tecidos

Eles têm o poder de conferir novo fôlego à decoração sem que isso signifique gastos excessivos. E a função nem é tão complicada. Se você está precisando reformar sofás e poltronas, animar a sala com almofadas diferentes ou mesmo forrar uma parede, aposte na compra de um belo corte e peça ajuda a um tapeceiro.

sofa tecidos
Personalização, versatilidade e aconchego

Personalização é a palavra-chave quando o assunto é decoração com tecidos. No entanto, é preciso cuidado para não se perder entre tantas opções, resultando em um ambiente poluído e desagradável. Caso chame muita atenção, o tecido pode ser colocado em apenas uma parede ou da metade para cima em todas elas. No caso dos estofados, tecidos com estampas muito grandes podem ser equilibrados com peças lisas. Caso opte por uma única peça estampada, como poltrona ou cadeira, toques de cor e ousadia podem conferir charme especial em ambientes de base mais neutra. Feito isso, os resultados obtidos são sensações de conforto, calor e aconchego, aliadas à praticidade e beleza. Com tecidos pode-se conseguir tudo: do básico ao luxo.

As aplicações ficam lindas em salas, dormitórios, lavabos, cabeceiras de cama, sofás, etc. As opções de estampas e texturas vão das tramadas com fibras sintéticas às naturais. Linhos, sedas, sarjas, couros e algodões ganham padronagens exclusivas, lavagens especiais e detalhes artesanais. O importante é que o tecido escolhido seja indicado para o local, sendo impermeável em áreas molhadas; lavável em locais muito usados; e de cor firme em áreas com luz intensa para evitar o desbotamento.

Instalação, manutenção e limpeza

Para que a instalação seja acertada, há dicas que devem ser seguidas. Afinal, ninguém quer esbarrar em um resultado que não seja agradável em razão de uma colocação inadequada. Apesar de todos os tecidos serem aplicáveis em paredes, independente da composição, recomendam-se os mais encorpados, que não correm o risco de a cola transpassar para a frente. Portanto, evite o linho, a cambraia e a gaze, por exemplo. Para reduzir a flexibilidade do tecido também pode ser usada uma camada de adesivo. A parede deve estar livre de umidade e nivelada de forma a não ocasionar ondulações.

Manutenção é outro aspecto que requer cuidados. O aspirador de pó deve ser usado uma vez por semana e, para limpar manchas, é recomendável pano úmido e sabão neutro, tanto para estofados quanto paredes. Existem alguns tipos de impermeabilizantes que podem ser aplicados para auxiliar na limpeza. A lavagem deve ser feita à seco e, para o tecido não ficar com aparência de velho e desgastado, evite exposição direta ao sol. No caso de couros naturais, faça hidratação com produtos específicos a fim de garantir a beleza do material. E lembre, na hora de escolher o revestimento, fique atento à durabilidade. O mais importante é primar pela qualidade. Às vezes, optar por um material com preço melhor pode acarretar maiores custos com manutenção e reposição.

Envie uma mensagem
close slider