7 Estilos de decoração: Saiba como usar

Entre os estilos de decoração que existem nesse mundo, muita gente encontra dificuldade em escolher um só estilo, afinal, há tantas opções irresistíveis! Por isso, estamos aqui, para ajudar você a conhecer alguns desses estilos e depois optar por um ou mais deles, ou melhor ainda, por um pouquinho de cada.

Seria um desperdício escolher um só estilo diante da possibilidade infinita de mesclar detalhes de um, cores de outro, enfim. A riqueza e personalidade de uma casa está em saber dosar os estilos de decoração, acolhendo cada um e comunicando diversidade e personalidade ao ambiente.

ESTILO 1. CLÁSSICO:

O estilo de decoração clássico é o mais difícil de errar, pois arrisca pouco nas cores, predominando o branco, o “off-white” e os tons beges e claros, além do marrom para contrapor.

O Estilo Escandinavo tomamos a liberdade de classificar dentro do estilo de decoração Clássico, por conter muitos elementos iguais.

Estilo Escandinavo

O Estilo Escandinavo é famoso pelo uso da cor branca mesclada com tons naturais e de madeira. Tem muitos elementos do Estilo Rústico, como a madeira natural, a palha, os tijolos aparentes e outros elementos característicos. Do Estilo Romântico, também “pede emprestado” vários detalhes, como as cores claras e o tom aconchegante que dá aos ambientes.

Esse estilo é caracterizado também por compor um ar clean à decoração, através do uso da cor branca, predominantemente. É um estilo apaixonante e que dá aquela vontade de ficar em casa sempre!

ESTILO 2. ROMÂNTICO

O estilo romântico pode ser rústico ou luxuoso, dependendo da intenção da decoração. É bastante ligado ao mundo feminino, pela utilização da cor de rosa, por exemplo, mas não significa que seja um estilo excludente, muito pelo contrário. É uma linha de decoração que cria ambientes muito acolhedores, ideais para quem gosta de ficar em casa quando tem um tempo livre, no aconchego do seu lar.

O Romântico Luxuoso tem toques de requinte, como objetos e detalhes dourados, brancos e marrons, luminárias imponentes e tecidos nobres.

O Romântico Rústico oferece móveis antigos, objetos simples e materiais naturais. Assemelha-se em muitos aspectos com o Estilo Escandinavo e Rústico.

ESTILO 3. MODERNO:

O estilo moderno ou contemporâneo dividimos em 3 sub-estilos: o Minimalista, o Industrial e o Pop.

Minimalista

Esse estilo todos já estão bem familiarizados, apesar de nem todos gostarem, por uma certa “frieza” que ele imprime nos ambientes. É caracterizado por poucos móveis e objetos e pela livre circulação no local.

Industrial

Esse também é um estilo muito em voga atualmente. Caracteriza-se por uma decoração predominantemente cinza e preta, tubulações aparentes, objetos de arte.

Pop

Esse estilo se diferencia dos dois acima pelo uso de cores mais vivas, como vermelho, amarelo, laranja e rosa pink. Uma linha de decoração muito voltada ao Pop Art, surgido na década de 50 com o artista Andy Warhol (sopas Campbell e quadros coloridos de artistas como Madonna e Michael Jackson).

Entre os estilos de decoração, é o mais alternativo e irreverente, ideal para jovens de idade e de espírito e para pessoas que não vivem sem uma pitada de cor e de criatividade.

ESTILO 4. RETRÔ

O Estilo Retrô tem a função de repaginar, ou seja, criar novas versões em móveis e objetos de antigamente. Para fazer isso em casa, a dica é optar por detalhes que lembrem o passado, como eletrodomésticos com design antigo (mas que são novos), quadros com ícones antigos, papel de parede dos anos 50, por exemplo. Quando se fala em móveis retrô, os armários e sofás com pé palito são imediatamente relacionados. Fica a dica!

ESTILO 5. VINTAGE

Esse estilo nada mais é do que móveis e objetos antigos de verdade. Essa é a diferença entre esse estilo e o Retrô. É reconhecido pelo uso da madeira, de flores naturais, móveis mais formais e clássicos, móveis antigos, objetos de decoração de décadas passadas, como toca discos, quadros antigos, baús, cadeira de balanço, vitrola, além da maior característica de todas, que é a abundância de móveis e objetos nos ambientes.

Se você gosta desse estilo, mas quer um ambiente mais moderno, basta escolher móveis com cara de antigo, mas com cores mais vivas, como nessa foto.

ESTILO 6. RÚSTICO

Esse estilo é marcado por móveis e objetos antigos ou que parecem desgastados pelo tempo. Além disso, compõem um ambiente rústico plantas, metal, palha, madeira e elementos naturais, como pedra, vime, cerâmica, linho, algodão e couro.

O rústico mora nos detalhes!

ESTILO 7. ECLÉTICO OU DEMOCRÁTICO

Esse estilo existe para quem não se enquadra em apenas um dos estilos de decoração existentes e para quem acredita que pode compor um pouco de cada um deles na sua decoração. É com certeza a opção mais rica para o Decor, mas exige o cuidado de não pesar o ambiente com muitas informações desencontradas. O segredo é fazer com que todos os estilos se conversem. Uma dica é escolher um conceito macro para a decoração da sua casa, como por exemplo, o aconchego. Se for esse o seu objetivo, você pode escolher elementos dos estilos Romântico, Retrô e Escandinavo.

Nesse estilo que abraça todos os estilos, você está livre para usar lembranças de viagem, objetos e relíquias de família, objetos de arte, tudo com bom senso e equilíbrio.

E o que aprendemos com essa pesquisa sobre estilos de decoração? Basicamente, que não existe “o estilo” ideal. E que o mais interessante é saber utilizar vários deles juntos e misturados, gerando uma harmonia sem igual! Harmonia que se sente nos ambientes e que se busca através da personalidade e das vidas que moram em uma casa.

Com atenção aos detalhes, ao seu estilo e ao da sua família, você com certeza terá sucesso nessa linda missão que é decorar um lar. Conte com a gente durante todo o caminho! O primeiro passo você já deu lendo esse artigo. Parabéns!

fonte:essenciamoveis.com.br

Envie uma mensagem
close slider